Marine Corps Marathon

O Corpo de Fuzileiros Navais foi originalmente criado em 1775, na Filadélfia, durante a luta pela independência americana. Atualmente esse grupo possui a reputação de ser uma força eficiente e agressiva de combate e é um grande orgulho dos americanos. Contam com aproximadamente 202 mil fuzileiros na ativa e mais 40 mil na reserva.

Marine Corps, grupo militar de elite americano.

Virginia tem em torno de 7,5 milhões de habitantes e possui uma importante base militar dos fuzileiros navais, além de vários monumentos militares. O estado possui um clima temperado com as estações bem definidas e uma curiosidade é que 60% de sua área é coberta por florestas.

Neste estado está o Condado de Arlington e é onde acontece a Marine Corps Marathon, uma das 5 maiores maratonas americanas e que conta com mais de 23 mil participantes. Ela foi criada em 1976, após a Guerra do Vietnam para promover seus fuzileiros e em 2006, a corrida de 10 quilômetros foi incorporada ao evento.

Essa prova acontece parte no estado da Virginia e parte em Washinton DC no dia 28 de outubro de 2018 com horário previsto de largada para as 7h55.

Largada da Marine Corps Marathon, em Arlington, perto a Route 110.

A corrida começa na Rota 110, entre o Cemitério Nacional de Arlington e o Pentágono. O acesso ao local da largada pode ser feito de metrô, entretanto o seu funcionamento se inicia às 6h e a largada é às 7:55h, então fique alerta pois nessa corrida há um posto de checagem onde equipamentos de detecção de metal são utilizados. Esse procedimento embora seja rápido, em alguns anos formaram-se filas, então é se programe bem para evitar stress desnecessário.

O acesso à largada pode ser demorado, por isso planeje-se com antecedência.

Antes da largada há apresentação da força aérea com diversas manobras radicais.

Apresentação da força aérea antes da largada.

O trajeto dessa corrida é fantástico e passa por muitos pontos interessantes como George Washington Memorial Parkway.

Trajeto da maratona passa pelo George Washington Memorial Parkway.

E pela famosa rua M, onde multidões de espectadores animam os corredores.

Espectadores animados fazem parte do evento.





Pontos como Kennedy Center e a ponte Theodore Roosevelt, além do Lincoln Memorial estão no caminho da Arlington Memorial Bridge.

Lincoln Memorial é um monumento localizado em Washington D.C.

Ao longo do rio Potomac encontramos o Blue Memorial – que são fotografias de fuzileiros mortos em combate no Afeganistão e no Iraque dispostas ao longo da estrada e sendo protegidas por voluntários segurando 150 bandeiras americanas.

Homenagem dos voluntários aos fuzileiros mortos no Iraque e Afeganistão.

É um espaço para preservar memórias e construir conexões entre as famílias, heroi morto em combate , as forças armadas ativas e a comunidade civil.

Blue Memorial.

Na Independence Avenue, passamos pelo Memorial Nacional Martin Luther King, Jr. e pelo Memorial FDR.

Memorial Nacional Martin Luther King em Washington DC.

Um aviso importante é que o participante deve manter um ritmo de 14 minutos por milha, mais ou menos 9 minutos por km, pois na milha 17, os atletas que cruzarem após 12h33 – 4 horas e 28 minutos depois da largada, serão desviados do curso certificado. Eles poderão continuar a correr, mas não completarão o curso da maratona e não serão reconhecidos como finalizatas oficiais.

Posto de hidratação composto sempre por fuzileiros navais.

O trajeto vai em direção ao Capitólio dos EUA e depois passa pelo Museu do Holocausto (milha 20). Daí se retorna à Virginia, indo na direção do Pentágono, onde retornam a Route 110 indo para a chegada no Marine Corps War Memorial!

Museu do Holocausto (U.S. National Holocaust Museum) – área interna – Parede de Lembranças (Wall of Remembrance).

Marine Corps Marathon apresenta uma grande variedade de entretenimentos musicais longo do curso. É imperdível! Muitas bandas militares e grupos locais. Na época da prova uma listagem com as atrações é apresentada ao público.

Muitas atrações ao longo do percurso.

Depois de cruzar a linha de chegada no Marine Corps War Memorial, os atletas receberão a medalha das mãos de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Os atletas então poderão ter sua foto triunfante na frente do Memorial da Guerra dos Corpos de Marines (Marine Corps War Memorial).

Medalha de 2016 com sua simbologia militar.

Não há uma imagem maior para refletir o compromisso e a dedicação necessários para terminar uma maratona do que um maratonista e sua medalha em frente à estátua que representa a elevação da bandeira dos Estados Unidos no Monte Suribachi em Iwo Jima.

Famosa foto na chegada junto ao Marine Corps War Memorial.

Cada corredor receberá ao final uma jaqueta de recuperação, reutilizável e feita de tecido. É o prêmio final pela missão cumprida!

A jaqueta digna de um maratonista do Marine Corps Marathon.

E depois de tanta emoção, é hora de conhecer os pontos turísticos como o Memorial da Força Aérea dos EUA.

United State Air Force Memorial.

Em Arligton está o Memorial Nacional do Pentágono do 11 de setembro, uma homenagem aos 184 mortos do ataque ao Pentágono.

Pentagon Memorial.

E como é um turismo em área militar, não esqueça de conhecer o belíssimo local onde está o Cemitério Militar de Arlington.

Arlington National Cemetery, ao cair a tarde.

Publicidade