Maratona Internacional de Porto Alegre

A Maratona de Porto Alegre foi a maratona preferida numa enquete feita pela revista Contra-Relógio sobre quais maratonas brasileiras que os atletas brasileiros gostariam de correr em 2018.

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, estado de importância histórica e cultural no cenário brasileiro. É uma cidade com geografia bem diversificada, com planícies e morros, além de um lago de grande área chamado Guaíba.

Paço Municipal Foto: Ricardo Giusti – PMPA

Inicialmente povoada por açorianos, no Século XIX assistiu a chegada de muitos imigrantes italianos e alemães que constituem a base de formação de sua população, entretanto a cidade recebeu um grande fluxo de espanhóis, libaneses, africanos e poloneses, e toda essa variação cultural e étnica formou essa cidade

A cidade de Porto Alegre tem população estimada de 1.4 milhões de habitantes, mas se considerarmos a área metropolitana esse número sobe para 4,5 milhões de habitantes! E é essa população alegre e hospitaleira que recebe os atletas no dia 10 de junho para a Maratona Internacional de Porto Alegre.

Corredores no percurso com o Estádio Beira Rio ao fundo. Fonte: Site oficial do evento.

A Maratona Internacional de Porto Alegre tem o limite de 7.000 atletas que podem optar por correr as seguintes modalidades: Maratona, Meia Maratona e Rústica de 7,5km. Importante frisar que apenas a Maratona terá premiação em dinheiro.

Até 2016 essa prova tinha a largada no Jockey Club, mas após sugestões dos corredores que clamavam por um local que tivesse fácil estacionamento, em 2017 a prova passou a ter o início no Barra Shopping Sul, no bairro Cristal e essa mudança foi mantida para 2018.  Mesmo assim se o atleta optar por utilizar carro próprio, como há problema com o estacionamento, é aconselhado que chegue cedo.

A largada dos portadores de necessidade especiais será às 7:00h, já a largada da Maratona e da Meia Maratona serão juntas às 7:15h. Finalmente a largada da rústica de 7,5km será às 7:55h.

O percurso é quase todo plano, sendo muito indicado para quem quiser quebrar seus próprios recordes. A temperatura em junho, final de outono, também é bem mais amena, tornando a prova mais “agradável e menos sacrificante”.

Altimetria da Maratona Internacional de Porto Alegre. Fonte: Site oficial do evento.

Pontos turísticos famosos fazem parte do circuito, então quando você menos esperar estará passando pela Orla do famoso Rio Guaíba ou pelo centro histórico porto-alegrense ou pelo belo estádio Beira-Rio (com o perdão dos gremistas). E não acaba aí… o museu Iberê Camargo, a Ponte de Pedra e o Parque Moinho de Vento são outras atrações que estão no caminho.

Estádio do Beira Rio, parte do trajeto da prova.

Um serviço que sempre é destacado nesse evento é o de transfer. A organização sempre disponibiliza translados entre:

  • Rodoviária/Aeroporto -> Local da entrega dos Kits (Barra Shopping Sul)
  • Local da entrega dos Kits (Barra Shopping Sul) -> Hotéis credenciados do evento
  • Hotéis credenciados do evento -> Local da largada  (Barra Shopping Sul)

Fique atento nessa facilidade!

Maratonistas durante a prova. Fonte: http://eduhanada.blogspot.com.br

A chegada é no Barra Shopping Sul, mesmo local da largada. Depois de cumprida a missão e pegar sua medalha de maratonista, é hora de aproveitar a cidade.

A Rio Grande de Sul é conhecido por seus churrascos e chimarrões! Olha a hora de você conhecer essas delícias da culinária sulista! Mas cuidado com o amargo do chima e com o sal do churrasco, por isso, vá devagar!

Curtir o Museu da Fundação Iberê Camargo – sua arquitetura fascinante e as obras desse pintor gaúcho genial – é uma parada quase que obrigatória.

Fundação Iberê Camargo, arquitetura.

O Parque Moinhos de Ventos, o famosos Parcão, é uma boa sugestão de passeio. Ele tem opções de lazer como patinação, quadras de futebol, tênis, vôlei, aparelhos de ginástica e atividades infantis, além de ter uma réplica de moinho açoriano ao estilo dos que existiam no bairro nos primórdios da cidade.

Parque Moinhos de Vento (Parcão). Fonte/Foto: Brayan Martins/ PMPA

Vale dar uma passadinha para conhecer o Centro Cultural Usina do Gasômetro que é palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas e outros.

Orla do Guaíba om destaque para Usina do Gasômetro. Fonte/Foto: Brayan Martins/PMPA

 

Site Oficial do Evento

Outras Maratonas no Brasil

Outras Corridas no Rio Grande do Sul