Baxters Loch Ness Marathon

Uma maratona que consta na lista das 10 Melhores Maratonas do Reino Unido (2016) em votação feita pelos leitores do Runner’s World de todo o mundo acontece no outono escocês. É a Baxters Loch Ness Marathon, a Maratona do Lago Ness.

Ela será realizada no dia 06 de outubro de 2019, na cidade de Inverness, um local mítico, onde reside o Monstro do Lago Ness. Além da Maratona, o evento conta com provas de 10 km e 5 km.

Nessie, o mascote da prova. Fonte: Site oficial do evento.

Parte da maratona contorna o lago e muitos curiosos ficam sempre na esperança de ver o Monstro e, inclusive há recompensas financeiras caso você consiga alguma prova da existência dele! No entanto, até agora não foram conseguidas imagens, mas não se preocupe, a beleza da região e suas particularidades te deixarão encantado!

Inverness, Escócia. Fonte: http://sandyruns.blogspot.com.br

Inverness é a capital da região de Highlands e tem uma população estimada em torno de 60 mil habitantes. As Highlands ou Terras Altas são as zonas montanhosas do norte da Escócia que eram administradas por um sistema feudal de famílias, as famosas clãs escocesas. Esta região ainda respira muita história e inspira filmes de Hollywood.

Como a prova inicia na cidade de Fort Augustus, uma cidadezinha perto de Inverness, é preciso pegar o ônibus da organização para chegar ao local da largada. Muitos atletas optam por essa forma de transporte e como a prova tem 9.000 inscritos é importante se organizar com antecedência. O trajeto demora em torno de 40 minutos e ao desembarcar é impressionante ver aquele multidão de corredores caminhando na mesma direção.

Caminhada rumo à largada. Fonte: http://sandyruns.blogspot.com.br

 

Largada da prova. Fonte: Site oficial do evento.

A prova é praticamente uma reta com subidas e descidas passando por algumas cidades. Como a largada é num terreno alto entre a cidade Fort Augustus e Foyers (distrito de Inverness) a altimetria é negativa, porém não se anime muito, pois entre os quilômetros 30 e 33, um grande desafio aparece: as Colinas Dores, o nome é bem sugestivo.

Altimetria da prova. Fonte: Site oficial do evento.

Tirando as colinas, a rota tem muitos campos com cervos e esquilos e quase não se vê moradores locais nas áreas mais afastadas. A organização, já prevendo situações de solidão nessa parte da corrida colocam pequenas mensagens de alívio e conforto visando dar um reforço no gás emocional dos atletas.

Nas áreas mais desertas, o incentivo da organização. Fonte: http://sandyruns.blogspot.com.br

O trajeto segue até o Lago Ness (Loch Ness) e chega nele mais ou menos na metade da prova. A corrida segue pela costa sudeste do lago e depois se direciona para o centro de Inverness.

Lindos cenários, uma visão privilegiada da natureza. Fonte: Site oficial do evento.

Ao cruzar a linha de chegada te esperam sacos de doces, uma caneca de sopa e até um curry de vegetais.

Como nessa época a temperatura oscila em torno de 15°C , aproveite as Highlands! Não deixe de conhecer as ruínas do Castelo de Urquhart, do Século XIII, com suas masmorras e histórias.

Castelo de Urquhart. Fonte: https://www.visitscotland.com

A região de Highlands é um passeio imperdível que a natureza nos presenteia com o espetáculo.

Highlands. Fonte: https://www.visitscotland.com

 

Site Oficial do Evento

Outras Corridas na Europa

 

Publicidade