Le Marathon du Médoc

Correr, se divertir e, claro, beber um bom vinho. Esta é a proposta da Maratona Du Médoc cuja 35ª edição será realizada no dia 7 de setembro na cidade de Pauillac, na região francesa da Aquitânia.

Essa maratona do vinho é conhecida como a Maratona Mais Longa do Mundo, pois seu objetivo não é o menor tempo e sim brindar à saúde, o esporte, à celebração e à diversão.

Limitada a 8.500 corredores, todos os atletas que completarem a prova serão premiados com um grande número de brindes como camiseta, medalha, mochila, uma garrada de vinho de Médoc e vários brindes surpresa.




O trajeto corta 59 vinhedos e o percurso lembra mais uma carta de vinhos do que uma corrida: Chateau Lafite Rothschild, Chateau Mouton Rothschild, Lynch-Bages, Le Boscq, Malartic-Lagravière, La Ahye, Haut Marbuzet, Pichon Lonqueville e Beychevelles entre outros.

Foto: Yves MAINGUY – Site oficial do evento

A cada 2 km há um posto que oferece vinho, água, queijos e outras iguarias.

Se você está acostumado com bananas e algumas frutas durante a maratona, se prepare para muita pasta de amendoim, patês de diversos sabores e para as deliciosas ostras. Isso mesmo, toda a culinária francesa é colocada em evidência nos postos de hidratação da Maratona du Medoc, só não sabemos se você é o tipo de corredor que arrisca essas guloseimas durante a prova.

Foto: Yves MAINGUY – Site oficial do evento

As paradas para hidratação acontecem em construções locais como castelos, currais e casas, que dão o clima da prova, então não se surpreenda se encontrar, durante a maratona, uma meia dúzia de corredores num castelo fazendo um brinde com vinho Bordeaux e comendo queijo brie. Se não for a sua praia, não precisa participar, mas só ver o clima de festa já da uma animada.

Foto: Yves MAINGUY – Site oficial do evento

E as roupas de corrida? Para nós, lembra um carnaval, pois se fantasiar faz parte da festa. O evento tem até carros alegóricos! Mas se fantasiar não é item obrigatório, apenas um detalhe a mais para animar o evento.

Foto: Yves MAINGUY – Site oficial do evento

Dica da organização: escolha uma fantasia que possa ser descartada parcialmente durante a prova e não esqueça de passar o filtro solar!

Outra curiosidade do evento é a expo, onde stands de venda de roupas esportivas estão lado a lado com stands de venda de vinhos e queijos.

Foto: Yves MAINGUY – Site oficial do evento

E o jantar de massas do dia anterior é algo incrível, pois há uma participação maçica dos atletas.

Foto: Yves MAINGUY – Site oficial do evento

A AMCM (Assocation pour le Marathon des Chateaux du Médoc), que organiza esta corrida, tem como principal objetivo atrair atletas de todos os tipos e fazer que eles descubram os prazeres de uma corrida de longa distância. O primeiro e o último competidor a completar a Maratona recebem as mesmas felicitações e prêmios.

Foto: Yves MAINGUY – Site oficial do evento

Se você quiser conhecer melhor a prova, acompanhe o vídeo do Programa Fôlego, com o apresentador Gustavo Maia que segue neste post, o apresentador descreve a prova de forma divertida e cheia de participação.

 


Publicidade