Hokkaido Marathon 2019

Esse ano acontecerá a 33ª Edição da Maratona de Hokkaido, no Japão. Ela será no dia 25/08 e inclui também uma corrida de 12,1 km.

Hokkaido é uma ilha e sua capital é a cidade de Sapporo. É a segunda maior ilha japonesa. A primeira é Honshu, onde está a cidade de Tóquio.

Correr a maratona de Hokkaido é um sinal de status entre os competidores, pois no país são raras as provas que acontecem no verão, pois o clima é quente e bastante úmido.

Hokkaido Marathon

Embora o curso seja basicamente plano, não se iluda, a prova é dificílima, pois o atleta se extenua muito durante a prova. É comum que se cruze a linha de chegada no extremo dos seus limites.

O Japão tem várias maratonas, mas a maior parte delas contém um número de atletas entre 5 e 7 mil. Hokkaido, assim como a de Tóquio, tem um número de atletas mais expressivo. A maratona de Hokkaido teve 17 mil inscritos no ano de 2016, e é uma das maiores provas do país.

O trajeto da maratona sai do Odori Park, passa pelo distrito de entretenimento Susukino, Sosei Tunnel, Universidade de Hokkaido entre outros pontos interessantes.

Odori Park, local da largada e lindo ponto turístico

Ao cruzar a linha de chegada, o maratonista recebe sua medalha, um certificado de conclusão de prova, uma toalha e uma especial e única camisa de finisher.

Medalha da edição 2018

Vale lembrar que os sites japoneses não são muito bons para estrangeiros, pois investem pouco na tradução da página. Há muitos relatos de reclamação. Para os estrangeiros é necessário preencher um documento on line informando de sua situação de não residente e informar o número de cartão de crédito. Há hotéis que oferecem diárias promocionais associadas ao site da corrida.

Staff animado e uniformizado

No Japão, correr é algo que está em alta, então existem muitas provas com adesão de vários atletas. O japonês adora se fantasiar e tem corredores de todas as idades, por isso correr uma maratona ou qualquer outra prova é algo divertido e diferente. Sem contar que eles tratam muito bem os estrangeiros e ficam felizes por tê-los conhecendo o seu país.

Passagem dos corredores por Susukino

A cidade de Sapporo é muito receptiva e tem hotéis para todos os bolsos.

Susukino à noite, efervecente e cheio de atrações

Mas vale uma recomendação de vários atletas. Não se exceda no dia anterior com as comidas e comércio local. Descanse. O mercado de peixes e seus pratos deliciosos foram o pecado de muitos atletas. Outros passaram o dia caminhando pelas lojas… o recado dos atletas é: antes da prova, descanso e hidratação!

Site oficial do evento

Veja outras corridas no Japão

Publicidade