HAJ Hannover Marathon

Hannover é conhecida como a cidade das convenções e feiras devido aos grandes eventos que recebe. É uma cidade cosmopolita  e considerada a capital alemã dos desportos, pois 80% dos seus habitantes praticam pelo menos uma hora de desporto por semana.

É uma cidade moderna e sua parte histórica praticamente é inexistente, pois foi totalmente destruída durante a 2ª Guerra Mundial.

Construções de arquitetura moderna são destaque em Hannover.

No dia 8 de abril, Hannover recebe atletas do mundo inteiro para a Maratona de Hannover, que também terá provas de Meia Maratona, 10km e revezamento na maratona. Em 2017, a prova somou 13.000 atletas em todas as distâncias do evento.

A feira que acontece junto ao local de entrega do kit é muito aprovada pelos corredores, tanto pela variedade de expositores, como pelos bons preços e sobretudo pela excelente organização.

O clima nessa época do ano é ameno e ensolarado, podendo oscilar de 10° a 17°. No início da prova os casacos são indispensáveis, depois vão ficando pelo caminho.

A largada e a chegada de todas as distâncias são no mesmo lugar, em frente a nova Câmara Municipal (Neues Rathaus), porém o horário varia:

  • Maratona: 09:00hs
  • Revezamento: 09:15hs
  • Meia Maratona: 10:45hs
  • 10 km: 13:00hs
Largada da maratona. Fonte: Facebook oficial do evento.

A Maratona de Hannover é um sobe e desce constante, mas sem altimetria muito acentuada, por isso, o trajeto é considerado de dificuldade baixa e rápido.

Nos primeiros quilômetros, já no lago artificial da cidade, aparece o público nas ruas. Além disso o trajeto possui artistas locais que tocam desde samba até rock.

Espectadores acompanham a prova. Fonte: Facebook oficial do evento.

Perto do quilômetro 15, há relatos que a organização prepara uma vasta mesa de frutas, gel de carboidrato, barrinha de proteína, suco de maçã, coca-cola e água, alguns atletas param para um lanche rápido rsrs.

Seguindo mais alguns quilômetros, há ruas estreitas cheias de famílias nas calçadas, todas com alguma coisa para oferecer, incluindo uma mesa cheia de copos de cerveja e uma placa escrita a mão: “Cerveja grátis para os corredores”.

Atletas do mundo inteiro correm em Hannover. Fonte: Facebook oficial do evento.

E para os mais afoitos, no quilômetro 19 já é possível ver a cúpula verde do prédio da prefeitura, ou seja, é a chegada!!!!!

Outra curiosidade do evento é a meia maratona in line, uma prova de patins que acontece antes da maratona. Quando os atletas chegam para à maratona, o evento já está agitado e o local cheio de alegria.

Largada da Inline Halbmarathon. Fonte: Site do evento.

Em 2017, o alemão Markus Jurgens fez uma façanha na Maratona de Hannover: completou a prova em 3h38m27s correndo de costas os 42km. A marca é sensacional e uma grande curiosidade sobre esse evento!

Markus Jurgens, em 2017, correndo de costas. Fonte: Facebook oficial do evento.

Agora que você está de folga, depois de suar por 42km, que tal conhecer o jardim barroco Herrenhäuser Gärten? São quatro jardins que se encontram, sem solução de continuidade, formando um lindo espaço verde na cidade.

Herrenhäuser Gärten. Fonte: Site oficial de Hannover.

E o castelo neogótico Marienburg? Um presente  de aniversário que o rei Georg V, último monarca do reino de Hannover, deu à sua rainha em 1857. Antes, no local só havia uma colina e tornou-se uma residência de verão.

Castelo de Marienburg. Fonte: Site oficial de Hannover.

A cidade também tem excelente programação infantil como o zoológico e o aquário.

Zoo de Hannover. Fonte: Site oficial de Hannover.

 

Site oficial do evento

 

Veja outras Maratonas na Alemanha

 

Veja outras Maratonas na Europa