Maratonas de Primavera nas Capitais da Europa (março à junho)

Uma das melhores épocas para se viajar para à Europa é na primavera, principalmente porque a temperatura é mais amena. Não é a toa que nessa época acontecem importantes maratonas.

Que tal fazer um roteiro pela Europa que inclua provas de corridas em algumas das principais capitais?  Tá certo que não dá para fazer tanta maratona, pelo menos não é recomendado, entretanto você pode se programar para fazer 42 km em Roma ou Paris, depois 21 km em Viena ou Madri, 10 km em Edimburgo e fechar com uma maratona em Estocolmo!

Dá para sonhar, então conheça o calendário das provas das capitais europeias na primavera. Todas as datas para 2018!

Maratona di Roma

A Maratona de Roma acontecerá em 08 de abril  de 2018 e tem 77 mudanças de direção, mas não se preocupe, nada muito acentuado!

Roma é uma cidade cheia de histórias e de surpresas. Uma delas é correr em torno de 7,5km em paralelepípedos, um belo desafio!

Entretanto correr no meio de tanta história pode ser complicado para baixar seu tempo! Querem um exemplo? O que acham de entrar em uma rua qualquer e, virando à direita, dar de cara no Vaticano?

A rota da Maratona de Roma começa no Via dei Fori Imperiali, perto do Coliseu, e percorre as belas ruas e vielas da cidade, passando pela Praça São Pedro, Piazza Venezia, o Panteão etc…

Distâncias: 42/4km

 

Schneider Electric Paris Marathon 

A Maratona de Paris acontecerá em 08 de abril de 2018 e é conhecida pela sua quantidade de atletas. Em 2017 foram registrados mais de 57 mil competidores de 150 nacionalidades.

Correr na Champs Elysées e nos parques Bois de Vincennes e Boulogne é parte da Maratona de Paris. O circuito começa no Arco do Triunfo e segue pelas praças Place de la Bastille e Place de la Concorde. A catedral de Notre Dame e a  Torre Eiffel compõem o trajeto.

Distâncias: 42km

Vienna City Marathon

Mais uma prova europeia que acontece em abril, 22/04/2018.

A Vienna City Marathon tem um serviço voluntário muito legal. Corredores de outras nacionalidades que moram em Viena e que são maratonistas se tornam embaixadores da prova para os corredores de outros países e tiram dúvidas sobre a prova e dão orientações locais aos corredores que sairão de seus países para correr em Viena. Infelizmente não há embaixador brasileiro credenciado para 2018.

A Maratona da Cidade de Viena leva você às mais impressionantes construções modernas e históricas da cidade, começando pelos arranha-céus do complexo da ONU. Logo após o início, os participantes atravessam a Ponte Imperial de 864 metros de comprimento (Reichsbrücke) sobre o rio Danúbio, acompanhada pela melodia mundialmente famosa da valsa do Danúbio Azul de Johann Strauss Jr. A corrida passa pela Riesenrad  (roda gigante), atravessa a Ring Road de Viena, depois a famosa Opera House e chegará ao Castelo de Schönbrunn.

Distâncias: 42/21/10km

EDP Rock’n’Roll Maratona de Madrid

As ruas de Madrid acolhem no mês de abril, em 22/04/2018,  um dos eventos esportivos mais importantes da Espanha.

A largada é na Fonte de Cibeles e passa por diversos pontos turísticos como: Paseo de la Castellana, o Estádio Santiago Bernabéu (olha a selfie!), a Puerta del Sol, o Palácio Real, a Casa de Campo e Madrid Río, terminando no histórico Parque do Retiro.

O circuito, que conta com música ao vivo dividida por mais de 20 palcos, é mais leve na parte final da prova, pois tem menos subidas.

Distâncias: 42/21/10km

The Virgin Money London Marathon

The Virgin Money London Marathon acontecerá no mês de abril, em 22/04/2018, e tem uma peculiaridade interessante: são 40 mil vagas com 386.050 atletas inscritos e concorrendo a elas! Em outubro de 2017 houve um sorteio para definir os atletas que participarão do evento. A relação candidato/vaga é de 9,65, por isso, as inscrições já estão encerradas para essa prova. Para tentar, se cadastre para a prova de 2019 que terá sorteio de vagas no segundo semestre 2018!

O ponto de partida é Greenwich e durante o percurso passamos pelo Big Ben, Tower of London e Tower Bridge até a chegada em frente ao Buckinghan Palace. O objetivo da corrida é arrecadar fundos para diversas instituições de caridade e de pesquisa.

Distâncias: 42km

Volkswagen Prague Marathon

A Maratona de Praga acontecerá em maio, 06/05/2018, e qualifica para a Maratona de Boston!

O bonito percurso é pelo centro da cidade medieval e parece um conto de fadas. A largada e a chegada acontecem na Praça da Cidade Velha, no centro histórico. O trajeto passa pelo famoso relógio astronômico e pelo rio Vltava, onde você apreciará a vista do castelo de Praga na travessia da Ponte Charles, uma das mais lindas pontes góticas do mundo.

Com muita música pelo caminho, temperatura em torno de 12° C  e com um público animado, a prova é emoção pura. O percurso é praticamente plano, com poucas variações de altimetria, entretanto, fique ligado, pois por se tratar de uma cidade antiga, muitas ruas ainda são de paralelepípedo e com trilhos de bondes, o que aumenta a dificuldade desses percursos.

Distâncias: 42km

Telenor Copenhagen Marathon

Mais uma prova da primavera, acontecerá em maio, 13/05/2018,  a corrida é mais especial pelo fato de se correr por toda Copenhague. Em 2017, o curso foi estendido para o município de Frederiksberg,uma excelente opção, pois é uma parte muito bonita da cidade.

Em Copenhagen há uma atmosfera fantástica e muitos espectadores ao longo da rota com várias bandas e outras formas de entretenimento.

Como a prova não é das mais famosas entre as capitais da Europa, normalmente os grandes maratonistas não participam, então não espere ver atletas renomados na prova. O curso é bastante rápido, muito plano, tornando-o ideal para uma tentativa de recordes pessoais.

A Maratona de Copenhague é um loop que começa e termina nas Ilhas Brygge. Os corredores seguem uma rota que os leva pelo centro de Copenhague, passando a bela Pequena Sereia, o Palácio Real, o edifício do Parlamento e alguns dos locais mais atraentes de Copenhague.

Distâncias: 42km

Edimburgh Marathon Festival

A Maratona de Edimburgo acontecerá no dia 27/05/2018 e além dos 42km contará com provas de 21, 10 e 5 km, além de revezamento na maratona.

Em 2017, a prova contou com 30 mil atletas e há uma previsão para 2018 de 35 mil competidores. É a segunda maior maratona do Reino Unido, atrás apenas da Maratona de Londres.

Começando na Universidade de Edimburgo – uma das universidades mais antigas do mundo –, o trajeto te leva em direção à cidade. A prova passa pelo Museu Nacional da Escócia, pelo Scott Monument, pelo edifício do Parlamento escocês, perto do ponto alto de Arthurs Seat localizado na colina Salisbury Crags, bem como pelo Palácio de Holyrood.

É uma maratona muito rápida, uma verdadeira oportunidade para melhorar o seu tempo pessoal.

Distâncias: 42/21/10/5km/Revezamento na maratona

 

Asics Stockholm Marathon

Em junho, (02/06/2018), a Maratona de Estocolmo chega à sua 39ª Edição e terá trajeto novo que ainda é uma surpresa, mas deverá continuar bem plano e com temperatura agradável, em torno de 16°C.

Tanto a largada como a chegada acontecem no Estádio Olímpico, onde foram realizadas as Olimpíadas de 1912. O percurso possui 2 voltas não idênticas pelo centro de Estocolmo, sendo a primeira de 17 km e a segunda volta de 25 km, passando pelo Palácio Real, pela Prefeitura, pelo Royal Opera, pelo Parlamento e por muitos outros prédios históricos.

A maratona é realizada no sábado, às 12h, e o metrô e os ônibus são gratuitos para quem participar da maratona tanto na ida quanto na volta. Atletas do mundo inteiro, em torno de 7500, participam desse evento multicultural.

A surpresa gastronômica fica por parte de pepinos em conserva em posto de hidratação. Cuidado para não escorregar num deles! Mas se não for do seu gosto, tem caldo de vegetais, barrinhas e refrigerantes. E na chegada tem café quentinho, pães doces, cerveja e cachorro quente! Tudo à vontade e sem atropelos!  E Chuveiros quentes para fechar com chave de ouro.

Distâncias: 42km

 


Publicidade