Capitais Europeias: as maratonas do outono europeu – Parte 1

Conhecer a Europa no outono europeu (setembro a dezembro), quando aqui no Brasil estamos na primavera, pode ser muito agradável, sobretudo porque o clima é ideal, bem mais ameno, e é a época mais indicada para a prática esportiva.

Não deve ser por acaso que as maratonas em várias capitais europeias acontecem nessa estação do ano.

Então, se o projeto é arranjar um bom motivo para ir à Europa, que tal correr uma maratona por lá? E se você ainda não tem fôlego para os 42 quilômetros, muitos eventos também apresentam provas de menor distância as quais, você poderá conferir neste post.

Ainda dá para correr algumas delas, embora outras já estejam com as inscrições encerradas. No entanto, para as provas com inscrições esgotadas existe a possibilidade de comprar pacotes de viagem em agências especializadas que incluem as inscrições.

A seguir apresentaremos, por ordem de data, as principais maratonas que acontecerão nas capitais europeias do outono de 2018

BMW Berlin Marathon

A prova está na sua 45ª edição, conta com 40 mil atletas e acontecerá em 16 de setembro.  Ela é conhecida pelo seu percurso plano e rápido e pelo seu clima agradável de outono europeu, fatores que possibilitam a quebra de marcas pessoais, Na chegada da prova, após correr 42 quilômetros, você ainda poderá comemorar com a legítima cerveja alemã.

A Maratona de Berlim possui o maior número de recordes mundiais obtidos em seu percurso. O trajeto contempla famosos cartões postais berlinenses, como o Reichstag (Parlamento), Berlin Dom (Catedral de Berlim) e as ruínas da igreja bombardeada Kaiser-Wihelm-Geachnis-Kirche.

Um marco importante para os alemães foi a maratona de 1990. Até 1989, antes da unificação alemã, a prova era limitada à área de Berlim Ocidental. Em 1990, após a queda do muro, os atletas puderam atravessar Brandenburgo e assistiram in loco a história acontecer.

Distâncias: apenas 42km

Site do evento: http://www.bmw-berlin-marathon.com/

Belfius Brussels Marathon

A Maratona de Bruxelas acontecerá em 28 de outubro e é um evento de médio porte, não podendo ser comparada com a de Paris ou Amsterdã. Em 2017 foram 13.000 atletas que participaram das corridas.

A área de largada é na entrada do Parc du Cinquantenaire, onde em outubro a temperatura deve estar em torno de 17°, mas fique atento que as brisas de outono podem atrapalhar o seu desempenho.

O trajeto infere que Bruxelas é uma maratona com mais altimetria, pouco plana, mas não tem como dizer que é muito desafiadora, Entretanto, não pense que ela é fácil, pois ela tem um curso com muitas colinas e não é indicada para maratonistas iniciantes

Embora grande parte do trajeto leve para os subúrbios, uma proporção considerável do curso ocorre através dos parques da cidade. A volta para o centro da cidade passa pela La Grand Place, que é a praça mais famosa de Bruxelas.

Conheça nosso post com mais informações sobre esta maratona clicando aqui.

Distâncias: 42 e 21km

Site do evento: http://www.sport.be/brusselsmarathon/2018/nl

EDP Maratona de Lisboa

A maratona de Lisboa acontecerá em 14 de outubro e começa na cidade de Cascais, segue beirando o Rio Tejo até chegar à Praça do Comércio no centro histórico de Lisboa.

É uma prova com um lindo trajeto e o ápice é cortar o litoral por Cascais, Estoril, Oierias e Lisboa. É é uma ida apenas, ou seja, o corredor não passará duas vezes no mesmo lugar.

A temperatura geralmente é agradável variando entre 15 e 22 graus e depois de tanta caloria queimada, não perca a oportunidade de comer um pastel de Belém em Belém….

Conheça nosso post com mais informações sobre esta maratona clicando aqui.

Distâncias: 42, 21 e 6km

Site do evento: http://www.maratonaclubedeportugal.com/

TCS Amsterdam Marathon

Em 21 de outubro acontecerá a Maratona de Amsterdam que é conhecida por seu percurso rápido e bonito. A largada e a chegada ocorrem no Estádio Olímpico e há previsão de 19 mil atletas.

O trajeto é plano e no percurso você acompanhará o curso do Rio Amstel, o Vondelpark, a Museumplein e as belíssimas pontes sobre os canais. Ruas estreitas, chão escorregadio de tantas folhas caídas dos plátanos, assim é a cidade de Amsterdam no outono europeu.

Os moradores da cidade torcem, festejam e oferecem água na passagem dos atletas. É emocionante ver os seus rostos atentos e esperando com os copos de água nas mão!

Distâncias: 42, 21 e 8km

Site do evento: http://www.tcsamsterdammarathon.nl/en/

SSE Airtricity Dublin Marathon 

Essa prova acontecerá no dia 28 de outubro e tem uma previsão entre 15 mil a 20 mil atletas.

Um ponto positivo da maratona é que ela acontece em uma única volta, ou seja, não se passa duas vezes pelo mesmo local e tanto a largada como a chegada acontecem bem perto do centro da cidade de Dublin.

A maratona de Dublin não é uma prova plana, sua altimetria é variada, mas nada muito acentuada e nessa época, as temperaturas oscilam entre 12°C e 14°C. O curso é muito bonito e histórico, mas aproximadamente 7 quilômetros do percurso são feitos sobre piso antigo, então fique atento para evitar quedas ou torções,

Uma surpresa reservada aos que completarem a prova é um brinde da organização: uma camisa manga longa exclusiva.

Distâncias: apenas 42km

Site do evento: http://sseairtricitydublinmarathon.ie/

Athens Marathon. The Authentic

Essa prova acontecerá no dia 11 de novembro e o percurso é uma representação do traçado “original” que fez o soldado grego Fidípedes quando levou a notícia da vitória dos gregos sobre os persas na chamada Batalha de Maratona.

No aeroporto, logo ao chegar em Atenas, o atleta é recepcionado por voluntários da organização, que dão informações e um cartão de acesso ao sistema de transportes.

Os primeiros 12 quilômetros da prova são planos. Depois disso, o percurso segue por mais 19 quilômetros com vários aclives e declives. Os últimos 11 quilômetros são em ligeira descida, até chegar ao final triunfante no lendário Estádio Olímpico de Panathinaikos.

A largada acontece no estádio da cidade de Maratona, em clima de muita festa. Para chegar lá, são disponibilizados ônibus que levam os corredores partindo de pontos diferentes de Atenas.

Os corredores são saudados pelos moradores, que gritam “bravo” ou “kalimera” (bom dia). Um fato típico são crianças que, em determinados pontos, entregam raminhos de oliveiras aos corredores e os grupos típicos de dança e música ao longo do trajeto.

Distâncias: 42, 10 e 5km

Site do evento: http://www.athensauthenticmarathon.gr/

 


Publicidade