7ª Maratona em Movimento

Goiânia está localizada na região do cerrado brasileiro e fica a 211 km de Brasília.

É uma cidade moderna, com parques agradáveis e jardins diversos. Possui cerca de 94 km2 de área verde por habitante, o que coloca a capital goiana na lista das mais arborizadas do país.

No dia 26 de agosto de 2018 a cidade receberá a 7ª Maratona em Movimento, uma maratona que tem o objetivo nobre de divulgar informação sobre a esclerose múltipla, desde seus sintomas até a prevenção e tratamento.

Largada da Maratona em Movimento (2017) – Fonte: Facebook oficial do evento.

Esse evento terá competições com diferentes distâncias, logo é uma oportunidade para os corredores de todos os níveis. Você poder escolher entre correr uma Maratona, uma Meia, 15km, 10km ou 5 km.

A Maratona em Movimento é devidamente certificada e seus resultados são oficialmente homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt.

O local de chegada é o mesmo da largada e será na Rua 4 esquina com Avenida Tocantins, bem no centro da cidade

O percurso da maratona pode ser dividido em duas partes. A primeira metade é um trecho rápido e plano, com declives leves. As dificuldades começam na segunda parte que se inicia no Viaduto da República do Líbano quando os aclives surgem e seguem até o final.

O clima nesta época do ano no cerrado goiano é seco, com baixa umidade do ar, o que somado a um percurso difícil torna esta maratona um evento desafiador. Para diminuir o impacto destes fatores, o horário da largada é bem cedo, ocorrendo às 6:00h para maratona e meia maratona e as demais provas iniciando às 7:00h.

Largada da Maratona em Movimento edição 2017. Fonte: Facebook oficial do evento.

Quase a totalidade da prova ocorre em rodovias ou avenidas, com espaços amplos para os corredores, permitindo tranquilidade.

Outro detalhe é que a Maratona em Movimento tem premiação! Isso mesmo! Do primeiro ao quarto lugar, tanto no feminino como no masculino, recebem prêmio em dinheiro.

Como falamos no início, essa corrida tem como objetivo divulgar informações sobre a Esclerose Múltipla, de forma que seus sintomas e a forma de se relacionar com os pacientes seja mais conhecida pela população. Objetiva também proporcionar momentos de lazer e integração com a  comunidade, além de incentivar a prática de atividade física regular, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Esse evento será realizado sob quaisquer condições climáticas.

Depois de uma maratona puxada, agora é hora de aproveitar o que a linda Goiânia tem a oferecer. Como a cidade é multicultural, os programas são em sua maioria públicos e bem brasileiros.

Ir ao Mercado Público, com 70 anos de história, para saborear ingredientes locais, do cerrado, é uma parada indispensável.

Mercado púbico. Fonte: www4.goiania.go.gov.br – Foto de Euclides Maria.

O pequi, fruto do Cerrado, é usado na galinhada e na composição de um licor servido após as refeições. O empadão goiano (frango, carne de porco, linguiça, palmito de guariroba e queijo), o peixe na telha, arroz-de-puta-rica (com carnes defumadas), o arroz com suã (espinha de porco), angu (milho verde ralado e cozido na água até engrossar) e leitão a pururuca são de encantar os olhos, mas só depois da corrida, ok?

Licor de pequi.

A cidade organiza diversas feiras populares como a Feira Hippie, a maior e mais tradicional, com 6 mil expositores e que oferece produtos artesanais, comida e moda.

Feira hippie. Fonte: www4.goiania.go.gov.br

Outras feiras também se destacam como a Feira do Sol (roupas, acessórios, calçados, comida para todos os gostos), a Feira da Lua (segunda maior feira ao ar livre de Goiânia onde encontra-se roupas e acessórios), a Feira do Cerrado (com produtos da terra, artesanato, comidas típicas e apresentações culturais) e a Feira Cora Coralina (com doces da culinária goiana).

Os parques goianos são outra atração! Existem muitos parques e você pode passear por todos eles, pois são públicos e cada um com suas peculiaridades.

O Parque Vaca Brava é um dos mais bonitos da cidade, com 80 000 m² de área, tem lago rodeado por pista de caminhadas e extensos gramados bem cuidados, com sombras e lindas vegetações, um convite a um piquenique.

Parque Vaca Brava, a noite. Fonte: www4.goiania.go.gov.br – Foto de Rimene Amaral.

Outros parques que devem estar na sua programação são: Parque Flamboyant, Parque Buritis e o Parque Areião.

É tanto lugar bonito para ver que Goiânia ficará no seu coração.

Site de Inscrição do Evento

Outras Maratonas no Brasil

Outras Corridas em Goiás