Oasis Rock’n’Roll Montreal Marathon

montreal_maratona_rock

Ir ao Canadá para correr uma maratona? Sim!!!!

No dia 22 de setembro de 2019 tem Rock n Roll Oasis Montreal Marathon! Na ilha de Montreal, então tem ponte para atravessar sim!

 

montreal_marathon_rock

 

Com distâncias de 42/21/10/5 e 1km, essa prova tem o selo de organização canadense, a alegria dos espectadores que torcem pelos competidores e um staff gentil e muito cortês. O horário de largada das principais provas é 8:30h.

As provas de 10km, 5km e 1km acontecem no dia 21 de setembro de 2019.

A Exposição da prova foi muito elogiada, com muitos brindes e muita degustação. Há relatos de corredores que chegaram a se fartar de tantas amostras comestíveis!

 

Exposição da prova

 

Geralmente na largada a temperatura oscila em torno dos 8º C, dependendo da incidência ou não de ventos, entretanto, na chegada, a temperatura pode chegar até 17ºC.

 

O kit da prova contém passagens de metrô de ida e volta para a estação mais próxima da largada, Berri Uqam – que embora lotada, não apresentou nenhum tipo de problema no dia da prova. Esses tickets facilitam muito o acesso dos corredores à arena de largada.

 

Camisa oficial da prova

 

Na saída do metrô há alguns banheiros químicos. Alguns atletas relataram que pensavam que eram os disponíveis e ficaram em longas filas (afff). Ao chegarem ao local de largada, descobriram que havia lá mais de 100 banheiros, então, no caso de necessidade, chegue ao local de largada!

 

Estação de metrô Berri Uqam, mais próxima da largada

 

A organização reservou muitas bandas e eventos na primeira metade da prova, na segunda parte em menor quantidade. Os espectadores locais participam do evento com muita torcida.

 

Bandas ao longo do trajeto

 

Nos postos de hidratação havia gel, água e Gatorade. Os postos estavam localizados de 3 em 3 quilômetros.

O circuito da prova passa por locais muito interessantes como toda a parte antiga de Montreal, o Biôdome, o Autódromo Gilles Villeneuve, o Habitat 67, parque de diversões, um parque insular entre outros pontos muito legais.

Para os amantes de Fórmula 1, a maratona e a meia cortam o Circuito Gilles Villeneuve por 5 quilômetros, entre o 6o. e 11o. Então, acelera o seu F1 e vai em frente!

 

Circuito Gilles Villeneuve

 

O circuito de 42 km não é todo plano. Há elevações e muitas sinuosidades, o que torna o trajeto diferente.

 

Descidas durante o trajeto

 

Devido ao calor canadense, durante a prova existem chuveiros de vapor de água.

Preste atenção em todas as entradas das pontes, pois devido ao funil que se forma, sempre há congestionamento de atletas, então fique ligado!

 

Os melhores pontos da prova

O Habitat 67 é um complexo de 146 residências em 354 blocos de cimento pré-fabricados, obra do arquiteto Moshe Safdie, para uma exposição em 1967. Você tem que conferir!

 

Habitat 67

 

E o Biôdome, um espaço que contempla os 4 ecossistemas encontrados na América. O edifício foi construído para os Jogos Olímpicos de Montreal em 1976 e hoje esse complexo engloba um Planetário, um Jardim Botânico, um Insectarium e o Biôdome, o Projeto de Biodiversidade. É uma cidade que transborda cultura!

 

Biôdome

Dentro do Biôdome

 

Montreal tem ciclovias e o aluguel de bikes tem um sistema chamado BIXI tendo 5.000 bicicletas disponíveis. A Rota Verde passa por Montreal e engloba 4.000 quilômetros de ciclovias.

 

Bixi

 

Montreal conta também com algumas ruas denominadas Ruelle Verte, que nada mais são que ruas ou faixas verdes localizadas na parte de trás das residências, objetivando a qualidade do ar e de verde, a redução das ilhas de calor e melhora da qualidade de vida.

 

Ruelle Verte

 

No inverno, Montreal conta também com a  com passagens embaixo das ruas da cidade, interligadas e com acesso ao transporte público (metrô, estações de ônibus).

 

Maior cidade subterrânea do mundo (Underground City)

 

E aqui tem o mapa e altimetria do trajeto dos 42km aqui.

 

Site oficial do evento

Veja outras corridas no Canadá

Publicidade