12 Maratonas que valem a viagem

Este texto é uma tradução adaptada da matéria 12 Top Marathons Worth Traveling For publicada no dia 11 de fevereiro de 2016 na Forbes. Na realidade, são 11 Maratonas e uma Meia Maratona.


O fantástico corredor britânico Mo Farah, tricampeão mundial e bicampeão olímpico nos 10.000m, insiste que o segredo do seu sucesso são exercícios com gym ball e uma dieta a base de massa e frango grelhado.

Mas como você não irá se alinhar com Farah para uma corrida tão cedo, encontramos as próximas corridas que você deve participar, da Califórnia até a China.

Big Sur International Marathon
Monterey – Estados Unidos

Nova York e Boston têm mais prestígio, mas Big Sur exibe um impressionante cenário que agrada a vista de todo os maratonistas. Sendo a maior maratona rural do mundo, Big Sur te leva pela sinuosa Highway 1 atravessando grandes florestas, prados silenciosos e penhascos com uma fantástica vista do oceano.

Mas não ache que a corrida é plana, pois por volta da décima milha (16º quilômetro) você enfrenta o Hurricane Point com 560 pés (cerca de 170 metros) de elevação e nas últimas 13 milhas (25,6 quilômetros) você enfrenta 13 outros morros.

Maratona di Roma
Roma – Itália

Existe alguma coisa mágica na tentativa de um esforço físico às sombras de locais históricos como o Colosseum e o Circus Maximus. Talvez esta seja a explicação para os 11.000 maratonistas que tomam as ruas de Roma.

Além dessas famosas estruturas, a corrida também passa por cenários como a Basílica de São Paulo e o Castelo de Sant’Ángelo. Tente resistir a vontade de parar e fazer algumas selfies e vá até o final.

Rock ‘n’ Roll Las Vegas Marathon
Las Vegas – Estados Unidos

Como é o caso de todas as corridas Rock´n´Roll pelo mundo, música ao vivo será escutada em locais estratégicos através da Las Vegas Boulevard. Apresentações do Kissed Alive e Count’s 77 irão te empurrar pelo percurso enquanto um artista surpresa estará te esperando na linha de chegada.

Maratona do Rio
Rio de Janeiro – Brasil

Com um percurso ágil que se estende do Recreio a Copacabana, maravilhosas praias e verdejantes cenários estarão em sua visão periférica. Esta corrida facilmente ganha uma medalha de ouro pela sua logística.

Se você não se acha preparado para o desafio de uma maratona completa, pode optar pela Olympikus Family Run no mesmo dia. Apesar de ter apenas 6 km, para nós, todo finalista é considerado como um vencedor.

BMO Vancouver Marathon
Vancouver – Canadá

Você fará um tour por esta cidade canadense enquanto o percurso o leva por 12 bairros, 6 praias, 3 parques e o pitoresco Seawall, a mais longa beira mar do mundo.

A melhor parte da corrida é a vista – você verá desde montanhas nevadas até árvores de flor de cerejeira. É o melhor, 70% da corrida oferece vista para o mar.

Virgin Money London Marathon
Londres – Inglaterra

Antes de começar a sua planejada festa da vitória, você terá passado por baixo da London Bridge e sobre a Tower Bridge, passará por Greenwich e chegará finalmente no Buckingham Palace. Mantenha os olhos também nas fantasias dos corredores a sua volta, pois em anos anteriores já tivemos corredores fantasiados de pinguim, ônibus de dois andares e caracol.

Dezenas de Pubs ao longo do percurso estarão realizando eventos temáticos sobre a corrida, então os espectadores podem brindar os corredores, de preferência com a cerveja oficial da prova, a London Pride.

Great Wall Marathon
Pequim, China

Esta inesquecível corrida em Pequim é uma das mais desafiadoras maratonas do mundo, mas é o máximo ser capaz de dizer que você derrotou os milhares de degraus deste Patrimônio Mundial da Unesco.

A corrida começa com uma subida em direção a entrada da muralha, e então surge a própria Grande Muralha da China. Percorra trajetos de lajotas, vilas e a célebre subida “Goal Track”.

Nantucket Half Marathon
Nantucket – Estados Unidos

Esta Meia Maratona pode ser pequena, menos de 400 participantes, mas está na lista porque Nantucket é um destino único e exclusivo e tem um espírito de cidade pequena.

Um dos percursos de Meia Maratona mais cenográficos do Costa Leste, o trajeto atravessa estradas de terra e de cascalho, curtos mas desafiadores trechos de areia, ciclovias arborizadas e ruas com vista para o Oceano Atlântico. O percurso tem suaves subida e descidas, de forma que você nunca está a mais de poucos metros acima do nível do mar. Ela lhe mostrará diferentes lados desta charmosa ilha.

French Riviera Marathon
Nice – França

Se você quer um cenário de tirar o fôlego, venha para a French Riviera Marathon, uma corrida a beira mar com palmeiras e vista para montanhas cobertas de neve.

O percurso começa em Nice, no Jardin Albert 1er e vai até Cannes, atravessando pitorescos vilarejos mediterrâneos. É quase uma lição de história da arquitetura francesa, da Belle Epoque Hotel Negresco e a chegada na Beaux Arts InterContinental Carlton Cannes.

Schneider Electric Marathon de Paris
Paris – França

Uma das maiores do mundo, esta maratona atrai perto de 60.000 corredores a Paris. Começando no Arc de Triomphe, a corrida avança pela Cidade Luz ao longo da Champs-Élysées, segue o Rio Sena e vai em direção a locais bem conhecidos como o Museu do Louvre, a Praça da Bastilha, a Catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel. Depois de completar este circuito, você não precisará mais fazer um tour pela cidade.

Há também uma corrida não competitiva de 5 km realizada no dia anterior da maratona, que é perfeita para corredores iniciantes, a Paris Breakfast Run, que termina na Torre Eiffel.

BMW Berlin-Marathon
Berlim – Alemanha

Uma das melhores maratonas europeias. Junte-se a mais de 45.000 participantes e seja aplaudido enquanto atravessa a capital alemã. Uma grande quantidade de bandas tocam música clássica, jazz e até samba ao longo de todo o percurso para te energizar até a chegada.

Durante a corrida você passará por monumentos como Siegessäule (Obelisco da Vitória), a Potsdamer Platz e atravessará a arborizada Unter den Linden para uma emocionante chegada no Brandenburger Tor (O Portão de Brandemburgo).

Kaiser Permanente Napa Valley Marathon
Napa – Estados Unidos

Enquanto a maiorias dos turistas visitam Napa por causa do seu vinho, esta corrida oferece uma outra razão para visitar esta pitoresca região. A maratona percorre a Silverado Trail que é pontilhada de vinícolas passando por St. Helena and Yountville e terminando no centro de Napa.

Embora tenha algumas leves subidas, o percurso é basicamente em descida com uma elevação negativa total de aproximadamente 300 pés (cerca de 90 metros)


Veja também:

10 Maratonas para você conquistar durante sua vida